sábado, 11 de agosto de 2012

A quem interessar: Estudante, feliz dia!

"No Brasil, o dia 11 de agosto é considerado o Dia do Estudante. Mas você sabe por qual motivo esta data foi escolhida? Foi nesse dia, em 1827, que Dom Pedro I acabou com o problema da distância na educação brasileira, ao fundar os primeiros cursos superiores do país: ciências jurídicas e sociais. Até então, era preciso viajar para a cidade de Coimbra, em Portugal, para estudar.


Após 100 anos, em 1927, a data passou a representar e comemorar o dia do estudante, tal qual é hoje. Mas será que há mesmo motivos para comemorar?"

... Um país que possui um custo de vida elevado e, em contrapartida, um julgo desigual. Um lugar onde é mais fácil distribuir cotas raciais [sim, eu chamo isso de preconceito!] do que investir em melhorias para uma educação pública e de qualidade. Para quem não sabe, neste mesmo lugar, há quase três meses [isto mesmo que você leu!], professores das universidades federais estão em greve e o governo não negocia. Um lugar até bonito, mas um lugar injusto!
Um lugar como o meu lar, o Brasil, que me deixa sem saber o que é ter aula em pleno dia do estudante... Acredite ou não, querido país, eu só estava mesmo na busca de um bom futuro...
... Como aluna. Como professora!

Aos "amigos de profissão", ainda que de forma triste pela atual situação, desejo um feliz dia do estudante: Vamos lutar e, enfim, mudar o futuro deste país!

0 Comentários ●๋•:

Postar um comentário

Agradeço a sua atenção!