sábado, 12 de março de 2011

Parabéns Recife e Olinda!

Recife 474 anos, Olinda 476 anos. Morar é simplesmente um privilégio!

Viver em uma destas cidades litorâneas tem o seu charme. Praias abundantes, cultura em ebulição, povo cordial e história... Muita história...

O Recife é uma cidade que encanta à primeira vista. História e beleza misturam-se em um cenário plantado à beira-mar e cortado por extensos rios e pontes. A exemplo de outras cidades portuárias, nasceu e se desenvolveu em torno do seu porto. Como descreve o escritor Josué de Castro, "é este um dos seus aspectos mais singulares: em regra, constrói-se um porto para servir a uma cidade; no caso, levantaram os holandeses uma cidade para servir a seu porto"

Olinda nasceu em uma colina de onde a visão se projeta sobre o oceano. Além da beleza paisagística, a escolha do lugar teve razões estratégicas: do alto, era mais fácil combater invasores vindos pela costa em busca de riquezas naturais. Ao chegar à nova terra, habitada pelos índios Tabajares e Caetés, o português Duarte Coelho convenceu-se de que aquele era o lugar ideal para instalar a sede do seu governo. Segundo a tradição, ele teria exclamado: "Oh! Linda situação para uma vila!". Estava, então, fundada a Vila de Olinda. Hoje,  Patrimônio Histórico da Humanidade.

Cada uma das aniversariantes tem as suas características próprias, as suas belezas naturais e os seus contrastes marcantes. Ainda assim, as lindas vizinhas, provam que entre elas não existe nenhuma separação física. Uma é a continuação da outra... E sempre fora assim...

Recife é a capital do Leão do Norte, a Nova Luzitânia ou Pernambuco, uma terra cuja história pode declarar bem mas do que eu. Foi aqui, em Pernambuco, que surgiu a primeira República Brasileira, proclamada no Senado de Olinda, hoje sede do Executivo municipal. O belo Hino de Pernambuco não nos deixa esquecer e nos orgulhar de nossa história, ao cantar que:

A República é filha de Olinda
Alva estrela que fulge e não finda
De esplender com seus raios de luz.
Liberdade! Um teu filho proclama!
Dos escravos o peito se inflama
Ante o Sol dessa terra da Cruz!



Apesar dos problemas inerentes as grandes cidades, Recife e Olinda possuem um charme característico de cidades históricas. O presente que não esquece o passado, as tradições e as raízes culturais. Neste 12 de Março, parabéns minhas cidades. Parabéns Recife e Olinda!

1 Comentários ●๋•:

Eliakim Silva - Geoabrangência disse...

Parabéns Recife e Olinda
as queridinhas do Nordeste
e as vovós do Brasil
Foram por estas terras que o Brasil começou
E é por essas terras que o Brasil continua
é uma pena não ser feriado como vc falou
mas fazer o que né ? rsrsrsrs

Postar um comentário

Agradeço a sua atenção!